Thursday, October 26, 2006

NOITE

ELE
Todos os dias
O meu boneco vem da escolinha
No autocarro da escola
Deixa-o à porta de casa
Pouco depois das 15:30
Onde a empregada o recebe
Depois de tirar o uniforme
Come qualquer coisa
E vai de autocarro com a empregada
Buscar a mana à creche
Normalmente, e se tudo corre bem
Isto demora cerca de uma hora
Quando corre menos bem
Porque há mais trânsito
Ou porque o autocarro demora
É preciso uma hora e meia
Mas têm chegado a casa
Sempre antes de eu sair do trabalho
Ainda têm tempo para um lanchinho
E ir ao jardim brincar um pouco
É o momento alto do dia
Que eu não partilho ;(
Ontem as coisas correram mal
Demoraram duas horas
Porque o autocarro demorou
E quando finalmente chegou
Estava tão cheio
Que foi impossível entrar
E o meu boneco
Começou a chorar
Esperaram outro autocarro
Chegaram a casa tarde
Já estava escuro
Já não dava para ir ao jardim
E o meu boneco telefonou a chorar
A dizer que tinha febre
A empregada confirmou
Mas só um pouco, muito pouco
Pedi-lhe para comer
Para beber água
Mais tarde
Quando eu estava na aula de ginástica
Telefonou-me novamente
Só para me dizer
Que não conseguia correr
Quando cheguei a casa
Muito miminho
Muito abraço e beijinho
Com cara de cansado
Cheio de sono
Verifiquei a febre
Pouca, 37.4
Banho, jantar e cama
Bebeu o leitinho todo
E dormiu
Acordou umas duas horas depois
A chorar e a gritar
Tremia que nem varas verdes
Em dia de ventania
Rangia os dentes
Abracei-o, para o tentar acalmar
Não resultou
Nada resultava
Só chorava
E tremia...
Penso que dormia
Mesmo de olhos abertos
E tinha pesadelos
Murmurava palavras
Que eu não compreendia
Imperceptíveis
De dentes cerrados
E apontava o vazio
“Eu quero fazer pequenino”
Consegui perceber
Mas quando lhe perguntei
Não me soube responder
Depois olhou-me
E a gritar apontava a porta
Enquanto se punha de pé
Perguntei-lhe onde queria ir
Casa de banho?
Só gritava, chorava
E esbracejava
Peguei-lhe nas mãos
Pus-me à frente dele
Pedi-lhe que se acalmasse
Para ir à casa de banho
Não podia gritar
Acordava a mana
E depois eu tinha de ir
Não podia ficar com ele
Olhou-me
Como se nunca me tivesse visto
Como se perguntasse
O que estava ali a fazer
Levei-o à casa de banho
A choramingar
Voltou para a cama
Dormiu
Mas passou a noite
Sempre a resmungar!

ELA
Para provar que não é verdade
Aquilo que eu digo
Ontem resolveu jantar
Uma massa com peixe
Seguida de meia banana
E ainda petiscou
O entrecosto e as batatas assadas
Do nosso jantar
E a seguir pediu
Alto e muito claro: “Chá”
Chá verde que eu costumo beber
Dei-lhe um pouco
Misturado com água
Para não lhe fazer mal
Mas estava cansada
E mal nos viu levantar da mesa
Correu para a cozinha a gritar
Que ela não sabe falar, só gritar
Pelo seu “titinho”
Que o papá fez
Juntamente com o do mano
Mas ontem deitei o mano primeiro
E ela andou sempre no quarto dele
A brincar e a esperar por mim
De leitinho na mão
Quando a fui deitar
O ritual de ligar a luz de presença
Ligar o ar condicionado
Mudar fraldinha
Vestir pijama
Ela vai por a fralda suja
No lixo da minha casa de banho
Depois desligamos a luz
E ela bebe leitinho ao meu colo
E tem sempre pedido
O seu”Me-nino!”
É assim que ela chama à maminha
Mas ontem não pediu
Foi a primeira vez
Que não o fez
Deitei-a
E fiquei a fazer-lhe festinhas
Até adormecer
O mesmo ritual
Todos os dias
Cerca de 30 minutos depois
Dormia
Por volta da 1:30 da manhã
Acordo com ela a choramingar
Faço-lhe festinhas
Para a acalmar
Falo-lhe baixinho
Abre os olhos
Olha-me e pede “titinho”
O papá vai fazer
Enquanto lhe faço festinhas
Até ela quase adormecer
Quando lhe dou o leitinho
Recusa, abana a cabeça
Não insisto
E volto a deitar-me
Ela chora
Volta a pedir o leitinho
Levanto-me
Dou-lhe o leitinho
Que ela bebe devagar
Mais devagar que o normal
Tenho sono
Não ligo muito
Está um pouco constipada
Tem ranho
Penso que é do nariz entupido
Acaba de beber o leitinho
Mas quando a vou deitar
Começa a chorar
Faço-lhe festinhas
Uma hora depois
Ainda lhe estou a fazer festinhas
Estou cansada
E tenho a sensação que dorme
Mas mal me deito
Recomeça a chorar
Um choro aflito
Ainda me estou a levantar
E já ela está a vomitar
Está de gatas
E não se suja
Pego nela
Sento-a nos meus joelhos
Faço-lhe festinhas nas costas
Limpo-lhe a cara
Verifico se o pijama está sujo
O papá muda a cama
Ela fecha os olhos
E aninha-se a mim
Muito encostadinha
À procura de mimo
Não é normal adormecer assim
Dou-lhe beijinhos
E ela quase adormece
Volta a pedir leitinho
Recuso
Ela fecha os olhos
Poucos minutos depois
Está meio adormecida
O papá demora eternidades
A mudar a cama
Ou não encontra roupa
Ou não sabe do protector
Ou não consegue entalar o lençol
Que a cama tem os protectores
Que “atrapalham”
E eu a tentar que não aja muita agitação
Para que ela durma
Finalmente deito-a
Ajeita-se e fica a dormir
São quase 3 da manhã
Dorme até às 6
Quando pede o leitinho
Recusa-o depois
Porque pensa que nos vamos levantar
Assim que a volto a deitar
Pede o leitinho
E pouco sobra dos 260 ml
Volta a adormecer
E foi até eu a acordar
Por volta das 7:45
A choramingar
Que não queria acordar.


Hoje vão os dois ao pediatra!

26 comments:

Miduxe said...

Ai! Deve ser algum virus malandro; Esta época é muito mà; as constipações parece que nunca passam e os virus estão mais fortes que nunca...
As melhoras e olha que o papà ao tentar fazer a cama só me fez lembrar um cà tenho em casa...
Coragem amiga,
bjs

Carla said...

ai migas as melhoras rápidas....cá temos nos que nos aguentar quando eles tao doentes...é um sufoco...

jokinhas

Jane & Cia said...

Eu era como o Daniel tinha pesadelos terríveis (com 4/5 anos) alguns duravam depois de acordar, via coisas a passear e quando tinha febre nem se fala... Será que a confusão do dia não o impressionou?
A Amorinha já não estava habituadita a comer tanto...
Fazes bem em ir ao médico, espero que não seja nada de mais e logo logo fiquem todos bem.
Beijinhos

Isabel said...

Bolas... que noite...
deves estar mesmo de rastos...
eu só com um quando tenho noites assim fico de rastos, imagino a dobrar...
beijinhos a as melhoras...

Isabel said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Tita Dom said...

Incrivel como os nossos filhos são submetidos ao stress do dia a dia. Mesmo que queiramos é impossivel lhes passar ao lado...
As melhoras para a tua amorinha.
Beijos

Charilas said...

Uffa!!! Andam por aí (quer dizer por aqui) muitas gastroentrites...

Espero que eles melhorem rapidinho e que esta noite seja bem mais tranquila.

Um grande beijinho,

Sandra

P.S. - Uma coisa positiva: ela jantou muito bem!

LenaMaga said...

tadinhos... as melhoras rápidas dos dois
e tu... bem tu hoje deves andar de rastos, cheia de sono
espero que a noite logo seja muito melhor e possas descansar

bjs

Anonymous said...

olá

bolas, isso é que foi uma péssima noite!
as melhoras e bom pediatra!

jocas

viviana said...

as melhoras para eles!
a minha filhota tambem anda assim!
jokas fofas e que esse maldito virus te de descanso

Docinho said...

Ai já percebi o que disseste no meu blog... eu estou renovada... esta noite já correu bem... são dias!

As melhoras para os teus doces...

Beijos fresquinhos

Maariah_r said...

Ontem estive por aqui e não comentei nada pois não sabia realmente o que te dizer. Só me perguntava o que diria o pediatra, mas tanta gente perguntou o mesmo. A única e pouca experiência que tenho é com a minha enteada (Daisy) que come bem. Ás vezes também se recusa mas de uma maneira geral come bem. Sei que a Daisy age de maneira diferente com o pai e com a mãe. Com a mãe recusa-se a comer maçã, papaia ou manga. Connosco quanto mais melhor. Em contrapartida connosco não come pêssegos.

Espero que as coisas acalmem. Beijinhos.

Raquel said...

Que noite!! Deves estar exausta!Espero que as consultas corram bem! ;)
beijinhos

Bloquinho de Sonhos said...

Realmente...que noite...
Beijocas e as melhoras

Marlene said...

Uma noite cansativa!!!

Espero que hoje tudo corra melhor!!!

Bjs

Sónia said...

Depois de uma noite tão agitada etás de rastos, não? A esta hora(12h18 em Portugal) já deves estar em casa ou a caminho de casa...Desejo-vos uma noite mais calma.
Bjinhos

Ana said...

Quando os filhos estao doentes mesmo nao sendo nada de importancia, nos ja nao estamos bem.
Deve ser algum virus, a minha ha uns meses tambem tudo o que comia vomitava e sempre com um bocadinho de febre, sao maleitas das criancas, passa depressa, mas enquanto nao passa e uma aflicao.

Margarida Atheling said...

Noite complicada!
Dever ser algum virus.
Espero que melhorem depressa, coitadinhos!

Beijinhos

tixa said...

Bem isso é que foi uma noite minha querida...
As melhoras dos dois pequenos.
O Daniel deve ter ficado assustado com a demora do autocarro e teve pesadelos, tadinho...
Bjcas grandes

Nina said...

Mais uma das famosas noites:(
Ainda bem que a Amorinha comeu melhor e que vais com eles ao pediatra.
Tranquiliza, querida! Eu sei que estás cansada!
Vais ver que o pediatra vai ajudar!
Beijinhos doces

Carla Santos Alves said...

Oh que chatice!!!

As melhoras querida!

Bjs

Carla

Tânia by Cyprus said...

Coitadinhos dos pequenotes. Dá noticias, quero saber.
Quanto ao post anterior da comida da Eliana, não te posso ajudar. Há coisas que fazes que nem eu me lembrava e etu tens mais experiencia que eu. O meu pediatra costuma dizer-me "não se preocupe que ela à fome não morre". Ele é todo descontraído.
Obrigada pela força, estou bem. Beijos

Anonymous said...

Acho que provavelmente será uma virose qualquer, que agora parece que "a moda" pegou! Há que ter paciência e muitos miminhos da mamã e vais ver que ficam bons depressa!
Beijocas

Miminho do bebé said...

Linda vejo que nao tens dia nen noite de sossego!
espero que ele melhore beijinhos para ele. Bem sei que o correcto para muitos pais e médicos é os filhos dormirem desde cedo nos seus quartos...Sou mãe galinha,paciência mas os meus filhos nessa idade estavam numa caminha no meu quarto. Acordavam olhavam para mim e dormiam,outras vezes bastava lhes dar a mão"gostam de se sentir seguros"
não me arrependo de os ter tido junto de mim"até porque a minha Sara mamou peito até aos 2 anos!

Gina A. said...

Bolas!!! Espero que as coisas corram melhor (para variar)...
Esta noite também não foi muito boa com o Duarte mais desasossegado... basta estar constipado, pronto!

As melhoras, linda e votos de uma noite mais descansada!

Kelly said...

`Noites complicadas, especialmente quando não sabemos muito bem o que se passa e o que fazer...
Coragem amiga....
Obrigada pela visita..
Bjs