Friday, October 06, 2006

EU, MÃE …


No seguimento do post anterior
Não estou a generalizar
Nem a dizer que alguém é má pessoa
Por não ser mãe, ou não querer sê-lo
A maternidade torna-nos pessoas melhores
As mamãs sabem que sim
Ou talvez a maternidade
Faça sobressair o melhor que há em nós
Mas talvez só depois de ser mãe
É que tomei consciência
Desse lado melhor
O tempo
Que eles ocupam todo
Mas que por eles
Me obrigam a organizar
A mim que sempre fui muito
Talvez até extremamente organizada
Ainda mais disciplinada
E consigo ter tempo para mim
Durmo menos
Leio menos
Mas vivo mais
E aprecio melhor as coisas
Dou mais valor às pessoas
À família e à sua união
Algo que não tive
Mas cujos valores
Lhes quero transmitir
Dou muito valor à amizade
Aos amigos verdadeiros
Que mesmo longe
Estão sempre presentes
À educacão
Aquela que é transmitida
Por mim e pelo pai
Na qual não permito interferências
Embora possa ouvir opiniões
Partilhar experiências
A escola,
A minha maior dor de cabeça
Falta de opções e escolhas a ser feitas
Que condicionam o futuro
Futuro que queremos sempre o melhor
Mas com amor
O meu, o do pai, o deles
Tudo se resolve
Nos dias com menos brilho
Aqueles em que estou triste
Aqueles em que a saudade aperta
E em que parece que nada resiste
Quando o trabalho corre mal
Quando nada faz sentido
Não levo ressentimentos para casa
Como antes fazia
Apesar de competente
Não sou tão dedicada como antigamente
São eles que me iluminam os dias
Embora também me arruinem a paciência
E quase me levem à demência
Com as suas birras e gritarias
São eles que me dão força para continuar
Sempre em frente e lutar
Para lhes dar o melhor
E principalmente muito amor!
Quero apenas dizer
Que não sou a melhor mãe do mundo
Sou humana e erro
Grito com eles
Mas também choro e peço desculpa
Sei reconhecer o erro.
Digo demasiadas vezes
“Depressa, despacha-te”
“Já estou atrasada”
“Não tenho tempo”
“Depois a mamã vê, explica, faz”
E às vezes o depois parece nunca chegar
Porque há coisas a fazer
Coisas a preparar
Porque no dia seguinte
Eu vou trabalhar
Eles vão para a escolinha
Muitas vezes deixo tudo
Para depois de os deitar
E aproveito para com eles brincar
E durmo menos
Para aproveitar e fazer as coisas
Como preparar comida
Passar a ferro, cozer...
Arrumar brinquedos
E até namorar
Porque eles estão sempre primeiro!
E porque hoje a amorinha já não ficou a chorar! ;)

45 comments:

Susana Oliveira said...

Ser MÃE é a melhor coisa do mundo :)

Beijos

Anonymous said...

Olá miguita,
A maternidade é realmente a melhor coisa do mundo.
Beijinhos

Miduxe said...

Ahhh! filhota mais linda que sossega o coração de mãe!!!
A maternidade vive-se ( no dia-a-dia) e só quem passa por ela pode entender;Seja mãe biologica ou não, só quem partilha quase 24h de mimos e birrinhas sabe o que isso muda uma pessoa! Desejo a todas as que querem viver tudo isso, o melhor possível.A quem opta por não ter filhotes, pois que goze bem a vida assim também o melhor possível; O principal é sentirmo-nos bem e felizes!!
bjs

Manela said...

Ser mãe é a melhor coisa do mundo e a Amorinha superou as minhas expectativas pq eu disse que ela só ia ficar sem chorar para a semana ehoje sexta feira já não ficou, mt bem.
Bjs grandes para todos

LenaMaga said...

reforço a opinião da Bolacha, ser mãe é mesmo a melhor coisa do mundo, cada dia que passa sou mais apaixonada pelas minhas bebés

bjs

Charilas said...

É isto mesmo, sem tirar nem por!...

Um grande beijinho,

Sandra

P.S. - Ainda bem que a tua menina não chorou!

Paula said...

Com muito amor, carinho, brincadeiras, atenção, ralhetes e erros és sem dúvida a melhor mãe do mundo, para eles que são o teu mundo.

Ser mãe é a melhor coisa que nos pode acontecer.

Fico muito contente por a amorinha não ter ficado a chorar, está quase, só falta um bocadinho assim eheheh.

Beijinhos e bom fim de semana.

mulher elástica said...

De facto, ser mãe é realmente a melhor coisa do Universo e Arredores.
Não sei como seria se não tivesse os meus incríveis mas com certeza não seria o que sou hoje.
Beijos grandes desta mãe para uma super mãe.

Não desistir said...

Sinto-me muitas vezes mal por querer que ele se despache de manhã....não é por mal mas por vezes tambem fico passada.
Ainda bem que a amorinha não ficou a chorar.
Bom fim de semana
Beijinhos

Ana Rita said...

Olá Bom dia,
Muito obrigada pela visita e pelo comentário.
Tens um Blogue fantástico! Muito bonito mesmo e interessante! Como estou no trabalho não posso agora explorar tudo... mas irei com calma e paciência fazê-lo. É que considero muito útil conhecer as experiências de quem já é mãe!
beijinhos e excelente dia!

Rita said...

Adorei este post.
Fez-me pensar em tantas coisas... obrigada!
Um grande beijo

Anonymous said...

Tu de vez em quando deixas-me mesmo sem palavras. Já te disse várias vezes e. como não é mentira, vou repetir. Eu sinto-me priveligiada por poder usufruir do teu cantinho. Gosto da tua sinceridade.
E adorei ler este post porque também penso muitas vezes sobre este assunto. Também tenho dúvidas e tenho as certezas de que me poderia tornar uma pessoa melhor. Penso "aogra é impossível porque não temos horários para nada, passamos muito tempo a trabalhar e precisamos fazer isso porque trabalhamos por conta própria, não é algo certo, dependemos de nós para termos salário no final do mês" mas depois penso que até a vida profissional poderia sair beneficiada pois penso que a maternidade/paternidade nos dá uma força suplementar e conseguimos superar-nos a nós mesmos...
Acho que tu deixaste tudo isso bem claro.
Beijocas e que tenham um óptimo fim-de-semana!

Anonymous said...

É sempre mto gratificante ler as tuas palavras.
A tua amorinha está a ficar uma mulher...tens é q dar-lhe tempo...
Beijinhos e bom fim-de-semana.

Rita said...

tens toda a razão!

ser mãe é algo..... nem tems palavras!


beijinos e um grande p a amorinha

Docinho said...

É a melhor coisa... o que mais me completa... mas percebo que haja pessoas que não sentem isso... percebo mas tenho dificuldade em aceitar...
Acho que depois de ser mãe a vida ganha uma outra dimensão...

Beijos maternos

Amor de Mãe said...

Sei que nao kiseste dizer no post anterior k eras a melhor mae do mundo... apenas transmitiste o que sentes enquanto mae e o quanto a tua vida mudou, para melhor, depois k o foste...
E é quando te leio, assim cm leio alguns relatos de outra mae, que a minha ansia, o meu desejo de ser mae depressa aumenta...
Ja a gravidez me esta a mudar... faço tudo ainda com mais amor e carinho do que faxia antes... percebo mais os meus velhos, cm a minha sogra, que tem sido uma mae para mim, e eu ainda nao tinha entendido isso...
Continua a escrever assim...
Pk, se ha pessoas ue axam k os filhos transformam as nossas vidas para pior( que ainda ha gente k pensa assim), ao ler-te, pode acreditar k isso é tudo mentira!!
:D

Jinhos e optimo fim de semana

Páginas escondidas said...

Ser uma BOA MÃE ... é tudo isso mesmo!!!!! :)

Sónia said...

Por isso adoro ser Mãe e sou mais Feliz desde o dia em que o vi pela primeira vez...
Bjinhos e bom fim de semana

nada said...

gostei! muito! bonito texto!
Ainda bem que a tua filhota hoje não chorou, deve ser um grande alívio!
beijinhos

DIANA - MÃE DA MARIA said...

A maternidade é um estado de graça constante, todos os dias agradeço a Deus a graça que me deu.
bjs

tixa said...

A amorinha está a adaptar-se à escolinha viva!
Nem imaginas a vontade que tenho de viver as coisas como tu as descreves, de ser mãe e tens razão o tempo é o que nós queremos fazer dele, só tenho pena que esteja a demorar tanto tempo.
Bjs grandes

Grilinha said...

Que bom que a amorinha já se habituou...ser mãe e profissional é difícil, mas eu sou como tu...reparto o meu tempo, mas a familia em primeiro...e a hora da saída começou a ser SAGRADA...ah pois !! Um grande beijinho .

keridalindinha said...

Eu assino em baixo de tudo o que disseste.
Bom fds e beijinhos.

sandra said...

Pois é, nós mães desdobramo-nos em não sei bem quantas, mas muitas, muitas mesmo.
Se antes eu era trabalho-dependente, hoje sou mais do tipo 'sair à pedreiro'! Não confundir profissional com escrava!
A familia está primeiro que tudo, foi essa a opção que fiz quando estive ausente do trabalho 1 mês.

A amorinha está a portar-se uma linda menina. Imagino como te sentes bem.

Bjocas grandes e bom fds

Anonymous said...

olá

ser mãe é a melhor coisa que nos pode acontecer. desde que fui mãe que olho para as coisas de maneira diferente e dou mais valor á minha mamã.

jocas
vera

Cláudia said...

Muito bonito!!!
Fico feliz pela amorinha...e por ti também ;)
Beijinho

NaRiZiNHo said...

E amanhã vai alegrar porque é Sábado!!!!! :)
Sorte M&M = sorte marreca, macaca, malvada!
A culpa é da Anna72, foi ela que me viciou nisto! :S
:-*

Ica said...

Eles são a nossa 1ª prioridade, eles são a nossa vida.

Ser mãe deixa-nos realmente mais completas.

Beijinhos e bom fds

rita

Quita said...

Com a maternidade aprendemos a valorizar tanta coisa a que antes não davamos o devido valor. És a melhor mãe do mundo para os teus meninos e isso é que é importante!!
Ainda bem que a Amorinha se adaptou com facilidade.

Maariah_r said...

Sandra, obrigada pelo beijo.

Tento não me preocupar muito com o assunto mas quem sabe, talvez um dia, eu também possa sentir que "hoje é o primeiro dia do resto da minha vida", a música que (me disseram) que o Sérgio Godinho escreveu quando a filha nasceu.

Mamã do Diogo said...

Ser mãe é mt bom,mas há mts mulheres k infelizmente n sao talhadas p isso.
Beijokas grandes

Patrícia said...

Ser mãe é de facto um milagre da vida. Muda tudo. Não é preciso descrever. Quem o é, sabe de certeza como é...
Para mim era inconcebível não querer ser mãe. Se nao o fosse era por algo muito forte. Desde muito cedo que soube que o queria ser. So estive a espera do melhor momento . Mas ha quem nao pense assim. Há quem ache que a vida tem outros prazeres e que abdicar deles por um filho é muito desgastante, e traumatizante. É a vida. E o melhor mesmo, é essas pessoas não terem filhos, porque os pequenotes não têm culpa nenhuma!

Beijinhos e bom fim-de-semana...

Anonymous said...

A nossa vida nunca mais é a mesma, mas quem é quer isso?
e a amorinha ficou contente. que bom.
beijocas

Sónia e MI said...

Ainda não tive a Maria , mas já me sinto mãe , e sim já a coloco em 1º lugar!!
:D

Ana said...

Ja estou melhor, obrigado.
Beijinhos para voces e bom fim de semana.

Anonymous said...

De facto ser mãe é a melhor coisa do mundo. Sabes que adoro ser mãe. Nasci para isso. Tal como tu.
Bjk e bom fds.
Nina e Mel
http://www.portaljunior.com/journal.php?m=display&u=1047

Miminho do bebé said...

As tuas palavras sempre tão simples e tão sábias,nelas me vejo tantas vezes. Ser MÃE é ..., mas quem não puder ser,lembre-se que é filha "mima a tua MÃE como gostarias de mimar o teu filho"

Adoro ser mãe e ser filha

jokas

Raquel said...

É muito bom visitar o teu cantinho. Espero que um dia me possa identificar nas tuas palavras.
Parabéns Mãe. ;)

akombi said...

QUE PALVRAS LINDAS, E COMO AS COMPREENDO.

JINHOS

Sofia said...

Ser Mãe é a melhor coisa do mundo, sem dúvida. E a fase da gravidez é lindissima. Gostaria de voltar a repetir a experiência.
Também guardo quase tudo para fazer depois de ele estar a dormir para aproveitar o tempo que tenho para passarmos juntos. Durmo muitas vezes pouco mas não importa. A vida passa tão rápido e qualquer está um homem. A vida é mesmo assim.
Beijinhos
Esperamos a vossa visita no nosso blog.

Unknown said...

ser mamã e isso tudo
bjs
lita

T said...

Realmente ser mãe é maravilhoso... Mas compreendo que hesita, porque durante anos eu não sabia o que decidir. Agora nem me imagino sem a minha filhota, mas às vezes a decisão de termos uma pessoa que dependerá de nós inteiramente exige coragem, sobretudo nos dias de hoje...

T. said...

E viva a Amorinha!!!
Beijinhos

~Su~ said...

Post fenomenal, Sandra!!! Descreveste tão bem o que é ser Mãe!! Concordo com tudo o que afirmas, principalmente com o facto de saber reconhecer o erro (que é muito importante) e que educação é dada pelos pais e ponto final!

Fico MUITO feliz por a Amorinha se estar a adaptar melhor! Que bom!! Coração de mãe sofre tanto se eles não parecem felizes! :(

Beijos!!!

aQuel_amoR said...

Ser mãe ainda é novidade para mim, e se calhar por isso, é mágico e encantador.
Beijinhos,
da Raquel