Tuesday, October 10, 2006

BRINCADEIRAS

Vestir
Tarefa complicada
Não quer
Grita
Chora
Resmunga
Tenta fugir
Ele era igual
São todos
Fase terrível
Desesperante
Brinco com ela
“Mordo-lhe” a barriga
E vou pondo a fralda
Ela ri à gargalhada
Pede mais
Já tem fralda.
E fica quieta
À espera.
Espreito-a
Através da gola da camisola dela
Escondo-lhe a cara
E enfio-lhe a camisola
“Cuca!” “Olá!”
E sorrio-lhe
Dou-lhe um beijinho no nariz
Ela ri
Pergunto-lhe
“Onde está o dedo?”
Ela repete, chama
“Dedo?!, dedo?!”
Enfio-lhe a mão na manga
Ela já há muito que dá o jeitinho
E procura a mão
Ao ver os dedos é uma festa
Sorri
Digo “olá, dedo!”
E dou beijinhos nas mãos
“Que dedos lindos”
Ela ri e estica o outro braço
Repito a mesma lenga-lenga
Camisola ou body vestido
No meio de muita brincadeira
Sem choradeira
Depois pergunto pelo pé
Finjo que procuro
Ela repete “Pê?!”
E levanta as duas pernas
Enquanto ri
Com um ar maroto
Enfio um pé
“Olha, o pé!”
(Quando crescer mais
Será pé direito e pé esquerdo
Que com brincadeira
Vão aprendendo)
Beijinhos no pé
Tem cócegas
Ri à gargalhada
Repete-se tudo
Para o outro pé
Muita brincadeira
Muitos sorrisos
As duas felizes
E está vestida
Sem choro
Sem birra


Mudar fralda
Missão impossível
Grita
Chora
Esperneia
Escorrega-me por entre as mãos
Parece geleia
Ou uma enguia
De tão esguia
Esquiva
Desespero
Obrigá-la a estar quieta
Ainda é pior
Não funciona
Tenho de improvisar
Nova brincadeira
Um cão de peluche
Na posição deitado
Grande, muito grande
Quase do tamanho dela
Puxa-o para cima dela
Esconde-se
Espera
Espreito-a
E vou tirando a fralda
Ri
E volta a esconder-se
Limpo-a
Ela espera
Espera que a espreite
Na expectativa
Levanta o cão
E espreita-me ela
Digo-lhe “olá”
Volta a esconder-se
Coloco a fralda
Começo a por o creme
Pergunto onde ela está
E espreito-a
Mais gargalhada
Acabo de fechar a fralda
E brinco mais um pouco com ela
E assim, sem canseira
E com muita brincadeira
Muita alegria
Fralda mudada, sem gritaria!


Adenda: Isto á ao final do dia, depois do banho que de manhã ninguém fala, nem ela nem eu, está tudo com sono e não gostamos de falar mal acordamos LOL

37 comments:

Miduxe said...

ui! As birrinhas da manhã!!!O que vale é que ainda as consegues fazer passar com uma bela sessão de cócegas; Aqui o piolho já diz "pàra",quano tento mudar o assunto...
haja imaginação!!!
bjs

Anonymous said...

Olá Sandra,

Obrigado pelo miminho de parabéns.
Espero que o Daniel e a Eliana estejam bem.
Desde que massacrem a mãe, é sinal de que está tudo bem, quando estão parados não é bom sinal.
Beijinhos

T said...

Estas manhãs davam um filme!

A Horta Encantada said...

hihihihi... isto de ser mãe tem muito que se lhe diga :)
Aproveita esses momentos de brincadeira ;)
beijocas grandes

Não desistir said...

Lá por casa, para pôr creme depois do banho, tenho que o deixar estar, todo nú, à janela a ver os carros.... e eu vou-o "barrando" e vestindo quase sem ele dar conta....
Beijinhos

Carla Santos Alves said...

Pelos vistos temos todas o mesmo acordar...o meu filhote acorda bem disposto e falador!!!

Bjs

Carla

Sónia said...

:)), Cá em casa o filme é igualzinho!Gosta de tomar banho, mas por a fralda, vesti-lo...tarefa MUITO complicada!

Mae Frenética said...

Ai mudar a fralda, ai mudar a fralda!!....

Charilas said...

Tem várias vantagens,para além de não haver gritos, as mães permanecem elegantes com tanta "ginástica"!

Gina A. said...

Ai as manhãs... as manhãs! Nem sei como vai ser comigo... 2ª feira sou eu que os começo a levar à escolinha, vamos lá ver como é que a coisa vai correr... :p

Temos que ter quilos de paciência... fazer o quê?!

Beijos

Gaivota said...

Olá Sandra
Obrigada pelo teu comentário no meu canto.
Tive a ler o teu relato neste post. Lembra-me a minha Mariana há algum tempo atrás. Felizmente essa fase já passou. O Pedro ainda não chegou lá. Afinal chego à conclusão de que eles são todos iguais em determnados aspectos ;)!

Anonymous said...

O que é preciso é muito improviso...
O que resulta hoje não resulta amanhã não é?
Agora para mudar a fralda à Nunu tenho que cantar vezes sem conta as músicas que sei e não sei...o que vale é que ela não sabe se estou a inventar ou não!
Beijinhos

Sonhadora

Ana said...

Lindo!

Rita said...

por aqui é a mesma coisa..

keridalindinha said...

Ai como te compreendo!!! Mudar a fralda é uma verdadeira aventura.
Beijoquinhas.

sonho de bebé said...

Com essas brincadeiras é muito mais fácil e divertido fazer as coisas que eles não gostam, até nós nos divertimos!
Beijinhos

mulher elástica said...

Aqui por casa, também se tem de fazer essas figuras...
E que momentos divertidos passamos, só que nós começamos logo pela manhã.
Estou a ver que por aí também é muito divertido.
Haja bom humor e muito, muito carinho.

Patrícia said...

Parece-me então que o problema que eu tenho lá em casa, com as mudas das fraldas, é um mal genérico!
É que as vezes eu achava que eu era a única a ficar toda a suar, depois do banho, de lhe por a fralda e de o vestir! Antes assim! :o)

Lúcia said...

Pois nós tb de manhã estamos mais em modo stand bye além de que é mais a despachar.
Mas ao fim do dia tb temos o mm problema e tb tento disfarçar c as cocegas, mas nem sempre resulta.
BJnhs

Tita Dom said...

No entanto ao ler o teu post, sinto que se respira felicidade ai por casa. Sabe bem senti-la :-)
Beijocas

Tita Dom said...

No entanto ao ler o teu post, sinto que se respira felicidade ai por casa. Sabe bem senti-la :-)
Beijocas

Mãezana said...

...é uma grande maratona sim senhora...mas é tãoooo boommmmmmm!!!!!!
Beijinhos

Anonymous said...

Amiga linda!!!!
Já não vinha aqui há um tempinho... os teus posts anteriores...fizeram-me pensar.
Então aqui a minha amiga é como eu! De manhã não abro a boca, eheheheh! Nem falem comigo, ou estragam-me o dia!
A Flor é também um caso sério para vestir!
Mil beijinhos,
Teresa

P.S. Tenho tido imenso trabalho. Os amigos sofrem as consequências... Sorry...

Mara said...

É preciso muita imaginação para podermos fazer alguma coisa das crianças. Também já usei esses truques com os meus sobrinhos e resultam sempre. Damos-lhes brincadeira e temos (quase)tudo :)
beijinhos

Páginas escondidas said...

E ainda há quem diga que ser mãe não é uma profissão ou que não dá trabalho...
uiiii!!!! :)

PaulaB said...

Ihihihi...sempre que leio um post teu a falares da tua princesa lembro-me da minha,... pois tanta coisinha igual,... de manhã tb tudo muito ensonado, sem birras, sem fugidas,... á noite parece uma enguia sempre a fugir pela cama a fora...

Jinhos

Loira said...

O Zézinho tb já está nessa fase... é um suplicio vesti-lo e mudar a fralda.
(Tb detesto falar qd acordo... se possível, nem abro a boca!)
bj* grande

rute28 said...

De manhã tambem tenho um feitio terrivel depois passa-me , é tão bom brincar com eles , eles derretem-se mesmo!!
beijinhos

DIANA - MÃE DA MARIA said...

DE facto, são todos iguais, a menina cá de casa é a mesma coisa e as estratégias usadas são semelhantes.
bjinhos com muita paciência

Unknown said...

linda

Estou a ver o filme todo!!!

Ja sei que tb me comprrendes:)))

beijocas com saudades linda

yami

Anonymous said...

Começei a ler o post e a rever me nas brincadeiras, e a pensar um ceus, mas ela começa assim o dia? é que aqui em casa de manhã tb n há muita brincadeira. lol
Beijinhos

Susana said...

Adoro ler as tuas aventuras com os teus filhotes, até um vestir ou mudar a fralda vocês transformam num momento de prazer e alegria :)

Beijokas

Anonymous said...

Como gosto de te ler... :)

Unknown said...

Olá!
por aqui é a mesma coisa, vestir e mudar as fraldas tem que ser na base da brincadeira e do improviso :)
beijinho
CRis

Cláudia said...

Eheheh grande ginastica...
Eu tmb odeio falar mal acordo...e quando falo, estou com um mau humor terrivel :)
Beijinho

Ana Santos said...

Tem-se que saber improvisar.
Também brincava com o Marco ao vestir. Dizia olha a mota enquanto imitava o som de uma mota.
houve uma fase em que enfiava a perneira da calça e quando ia vestir a outra perna já ele tinha a tirado fora.
Beijinhos,
Ana e seus tesourinhos

reborn said...

Que delícia :)
Beijos *****************