Tuesday, October 17, 2006

Desafio dos 10 anos


E outro desafio que a SaraA me lançou:

1996:
Primeira vez que fui a Portugal, mais de um ano depois de chegar a Macau, para apresentar o marido (na altura namorado) à família. A mãe dele foi connosco. Começámos à procura de casa em Portugal para comprar, uma autêntica maratona, vimos casas de manhã à noite e ainda conseguimos fazer uma “volta a Portugal” com a mãe dele e a minha avó. Uma não fala português a outra não fala chinês...

1997:
Mais um mês à procura de casa, numa grande maratona durante as férias em Portugal.
Comprámos casa uns dias antes de regressar a Macau

1998:
Estive um mês a estudar na Universidade de Língua e Cultura de Pequim. Um grupo de Macau que estudou mandarim em Macau e pediu dispensa de serviço e fomos às nossas custas para Pequim. Gostei muito e aprendi bastante, além de passear também muito. O namorado ficou em Macau.

1999:
O meu pai, a minha madrasta e o meu irmão T. visitam Macau. Juntam-se os meus amigos V. e R. e vamos todos a Cantão.
Transferência de soberania de Macau. A tristeza do arrear da bandeira e a sensação que “isto” nunca mais vai ser o mesmo.

2000:
Passei um mês em Pequim com um grupo de funcionários públicos de Macau, na Universidade de Língua e Cultura de Pequim a estudar mandarim. Foi muito giro. Ficámos a morar na residência do campus da universidade e tínhamos hora para chegar LOL. Tantas vezes que saltámos o portão!
EM Agosto completei 30 anos e comecei a procurar um descendente.

2001:
Em Abril fui ao Camboja com a madrinha do boneco e uma amiga.
Em Maio iniciei o MBA e tive dispensa a algumas cadeiras.

Em Julho estive 2 semanas no Instituto Nacional de Administração de Pequim com um grupo de funcionários públicos de Macau a estudar a administração chinesa, ou a levar uma lavagem ao cérebro de “nós somos os melhores” O marido também estava mas foi muito complicado, não gostei e só queria desistir e vir-me embora. Passei mais uma semana em Xangai ainda no mesmo tipo de programa mas este incluía muito mais passeio que seminários LOL

Em Setembro fizemos uma viagem de carro Portugal e Espanha para arejar ideias e pensar o que iríamos fazer a seguir pois o descendente não aparecia.
3 dias de muito namoro em Torremolinos e trouxe o descendente embora não o soubesse.
O choque do 11 de Setembro, a confusão para entrar no aeroporto de Lisboa e os sentimentos uns dias depois de tão terrível acontecimento.
Uma operação de implante de dentes e uma dose “cavalar” de anestesia pois não “pegava”. Recuperação complicada, sempre a vomitar, efeitos da anestesia, diziam. Período sem aparecer. Teste de gravidez positivo. Alegria e apreensão.
Consulta e a incerteza de esperar até às 20 semanas para ver se estava tudo bem...
A minha colega de quarto da residência universitária é obrigada a fazer um aborto depois de se verificar que a menina só tem metade do coração e não sobreviveria. Tinha quase 24 semanas.
Anuncio a gravidez à família no Natal

2002:
Em Janeiro, depois de uma irritação com o chefe urgências e contracções às 18 semanas. Uma semana de repouso.
20 semanas e a confirmação que estava tudo bem, o respirar de alívio e desfrutar da gravidez.
A selecção portuguesa de futebol desloca-se a Macau para inaugurar o Estádio de Macau numa partida amigável Portugal - China. Conhecemos o chefe de cozinha e levamo-lo a passear, canso-me muito.
Entro e saio do quadro de pessoal do serviço onde trabalho.
Muito cansaço, muita irritação e a 24 de Maio dou entrada no hospital.
No dia em que completou 39 semanas, 26 de Maio, nasce o meu boneco!
A minha madrasta e o meu irmão T. passam 3 semanas comigo.
Viagem a Portugal com um bebé de dois meses e a mãe do Zé.
27 de Agosto: Eu e o papá casamos no Montijo sem papéis que o Consulado de Macau tinha feito a documentação toda mal. Valeu-nos a simpatia e boa vontade da Conservadora.
Não fiz festa e casei de preto, com um vestido emprestado pela minha irmã.
A lua de mel foi ficarmos sozinhos uma semana, nós dois e o bebé e passearmos muito pela zona de Cascais, Guincho, Cabo da Roca...

2003:
Baptizado do boneco em Macau

2004:
Decidi que talvez não quisesse apenas um filho.
Engravidei da amorinha, no dia em que decidimos que íamos ter mais um.
Tinha acabado de me inscrever na especialização do mestrado que não consegui fazer, coincidia com os 3 primeiros meses de vida dela.

2005:
Nasce a amorinha. Viagem a Portugal com um bebé de 2 meses, desta vez só nós com a bebé de 2 meses e o meu boneco com 3 anos.
Depois de muitas atribulações e recursos, ganho o processo em tribunal e volto a entrar para o quadro de pessoal do meu serviço.

2006:
O meu boneco muda de escola e está muito mais feliz e a falar inglês “pelos cotovelos”
A amorinha vai para a creche e choraminga.

Isto é o que me lembro...
Passar a quem? Olhe, quem não fez faça favor de fazer LOL

7 comments:

LenaMaga said...

Mas que grande memória, sim senhora :)))

bjs

Anonymous said...

Dez anos, a tua família!
Gostei de ler.
Beijinhos

Carla O. said...

Gostei de saber mais um bocadinho de ti :) - aqui e em baixo.
Mts bjs

Tânia by Cyprus said...

Mais um bocadinho de ti. Mais um bocadinho de uma história diferente da que terias se tivesses ficado em Portugal. És uma mulher forte e cheia de coragem, admiro-te. bjs

Cool Mum said...

Uau!
Que belo registo e que bela forma de te conhecer um pouco mais tão longe e tão perto.
Mais 10, 20, 30,40 e mais asim cheios e preenchidos.

Joana said...

Bolas, que vida tão preenchida :-) e tão rica!! Não fazia ideia a His~tória de Macau! bj Joana e Vcente

Nina said...

Gostei de te conhecer melhor, linda!
Eu não posso fazer este tipo de testes, porque me compromete muito.
P.S: chinês é muito diferente de mandarim ou é a mesma coisa?(desculpa a ignorância)
Beijinhos