Thursday, September 28, 2006

CASTIGO

Todos os dias
Depois da escola chegar
O meu boneco e a mana
Vão ao jardim brincar
É a empregada que os leva
Pois estou a trabalhar
Com pena minha
Que gostava de com eles passear
É o ponto alto do dia
Recheado de muita alegria
Muita brincadeira
E também alguma asneira

O meu boneco
É um menino crescido
Há muito que não usa fralda
E nada tem acontecido
Há algum tempo
Que começou a acontecer
Pequenos descuidos
Porque não quer ir fazer
É muito preguiçoso
E não quer interromper
O que estiver a fazer
Prefere brincar
Até não aguentar
E se descuidar

E todos os dias é assim
Vai para o jardim
E vai brincando
Até que não aguentando
É preciso correr
Para chegar a casa
Sem nada acontecer
Mas sai um pouquinho
E mais um pouquinho
E chega a casa
Todo sujo
Com as cuecas
Todas castanhas
Já aconteceu tantas vezes
Que lhe perdi a conta
Ele diz que está no jardim
E lá não há casa de banho
E por isso fica assim
A desculpa é sempre esta
E já me começa a irritar
Ontem foi a gota
Que fez o copo transbordar
Até da escola telefonaram
A dizer que ele tinha tido
Um “pequeno acidente”
E eu sem saber
O que tinha acontecido
Estava já a imaginar
Como ele estaria
E o que teria sido
O coração a bater
As mãos a tremer
A respiração parou
Afinal, apenas se descuidou
E que envergonhado ficou
Mas não serviu de emenda
Nem mesmo a reprimenda
Que levou
Pois o descuido continuou
Já o ameacei
De voltar a usar fraldas
Já o obriguei
A “lavar” as cuecas
Nada resultou
Por isso hoje
Não há jardim
Depois da escola
Dói-lhe a ele, dói-me a mim
Mas é melhor assim
Há limites a estabelecer
Tem de os aprender
Está de castigo
Já chorou
Já refilou
Não adianta nada
Eu estou determinada
Vai ficar em casa
Hoje, amanhã,...
Para aprender
Para crescer!...
Está de castigo!
Grounded!

41 comments:

A Tendinha said...

Tadinho, és muito cruel!!!
Estou a brincar, eu sei bem o que isso é e já fiz exactamente o mesmo que tu para que a coisa parasse (castigar, ra;har, pô-lo a lavar, umas palmadas, também). Quando é um verdadeiro descuido, não devemos ralhar nem castigar, pois podem ainda não conseguir controlar. Mas no caso (é o que acontecia com o meu) é pura teimosia e preguiça de não interromper o que estão a fazer. E nós temos que os ensinar a crescer!
Beijinhos.**

Grilinha said...

oh !!! Será que ele não se enerva mais? Nem, se for mesmo preguiça, acho bem que mostres como é...se não vai chegar a grande ainda a fazer nas cuecas...Força mamã, mostra como é...ele aprende. Não aprendemos já todos? Beijinhos

Susana Oliveira said...

oh.
Tadinho.
Até eu ja tou com pena dele :(
Nao tens outra solução?
Vais tirar-lhe o que ele gosta mto.
Mas tb sei que fazendo isso vais tentar que ele perceba q enquanto tem descuidos nao ha coisas que ele goste.
Percebo-te, mas tenho pena dele :s

Beijos

Miduxe said...

Ai! que ao ler este post até a mim me doeu o castigo...
Mas às vezes, depois de tudo experimentarmos, temos mesmo de ser mais radicais, mesmo que isso pareça cruel...
bjs

Jane & Cia said...

Espero que o teu Daniel parenda depressa a controlar os descuidos e o castigo possa terminar.
Sei que deves estar com o coração apertadinho, logo passará....
Agiste da melhor maneira

T said...

Acho que eles fazem todos isso. Os meus irmãos tb tiveram essa fase...
Bjs

NaRiZiNHo said...

LOL desculpa rir-me mas achei tanta piada à maneira como descreveste a situação :)))), parece que vejo o meu sobrinho à frente todo aflito: bóbó faxé cócó....e corre por lá fora LOL
Acrdito que te custe, porque alguams vezes castigo o meu sobrinho e custa e não sou mãe, por isso imagino o teu sofrimento.
Mas faz parte do crescimento não é? ;)
:-*

Não desistir said...

Quanto a isso nao sei o que te diga.... o meu na creche faz tudo certinho no bacio. Em casa faz tudo certinho nas cuecas....
Beijinhos e não te enerves muito...

mulher elástica said...

Às vezes é necessário...
Não que não nos custe, e como... mas tem de ser.
Aqui por casa tambám já aconteceu desses acidentes...
Beijos

guga2004 said...

às vezes tem mesmo de ser assim, senão acham que podem fazer tudo o que lhes apetece e ficar impunes.

Espero que corra bem.

bjs Sandra

Rita said...

olha , sabes q a minha tb anda assim? cócó não se descuida mas xixi é plo menos 1 todos os dias e eu sei q é por preguiça e já ralhei com ela e chateei me a valer.. acho q fazes bem!!! custa mas é p o bem dele!

A Horta Encantada said...

Brincar é mais divertido do que ir ao wc ;)
Amiga não desesperes, deve ser uma fase...:)*

beijos grandes

Rita said...

Quando tem que ser tem mesmo que ser. Não sintas remorsos...um dia mais tarde ele vai-te agradecer.
Bjinhos

Carla Santos Alves said...

Olá querida

Olha acho que fazes bem...
Eles têm que perceber...e um castigo nunca fez mal...na altura ideal é o melhor para tirarem uma lição!
Eu sei que o nosso coração fica apertadinho!
Bjs

Carla

Sónia said...

Não gostamos nada de castigá-los , mas as vezes é necessário.

PaulaB said...

Custa tanto...
Mas ás vezes é mesmo preciso!
Esperemos que resulte.
Jinhos

Gina A. said...

Pois é... custa muito! Mas, por vezes, tem que ser...

Acho que fazes bem, embora, confesso, não sei se teria a tua coragem...

Beijos

Marlene said...

Oh! De castigo? Esperemos que resulte!!!

Bjs

Unknown said...

Espero que resulte...
Às vezes é preciso um tratamento de choque. Força mamã :)
beijinho
Cristina

Mara said...

Tens uma forma muito engraçada de escreveres, parabéns por isso.
A minha irmã tb se viu perdida com um dos filhotes, ele tb era um bocadito para o porcalhoto (tb preferia estar a brincar a pedir para fazer as necessidades) hehehe, o que ela fez foi (mas isto era verão) pô-lo a andar em casa núzito da cintura para baixo e como os xixis escorriam pelas pernocas ele aprendeu num instante a pedir xixi e cócó, graças a Deus que nunca fez cócó em lado nenhum senão seria o bonito!! hehehe
beijinhos

Anonymous said...

Tens que perceber o porque desses descuidos. Ciumes da irma? Chamar atenção? Uma vez que ja tentaste resolver dessa maneira experimenta falar a bem com ele perceber a razao do descuido, estares + acima do acontecimento lembra-lo de vez em quando da ida à casa de banho. Acima de tudo não o envergonhes. Da-lh miminho diz que não ha problema.Beijinhos

Margarida said...

Tadinho.
Tens razão, mas tadinho na mesma :)
Deve ser preguiça mesmo.
Quando puderes manda fotos deles para o mail.
Já tenho saudades.

bjs

S.A. said...

O meu tb é assim,não com o cocó,mas com o xixi. Já nem sei que faça... todos os dias são, no mínimo, 3 mudas de roupa, qdo não são mais... se resultar diz... já tentei, mas não me safei...

Sandra Brema said...

Sabes, é complicado... acho que se tu vês que é realmente perguiça, que fizes-te bem aplicar o castigo!

Beijinhos e Espero que funcione!

Sandra Brema

Manela said...

Acho que estás a tomar a atitude certa.
Doi a todos mas assim ele aprende e tem cuidado.
Bjs grandes

Charilas said...

Pois...É o que falta a muita gente crescida, ter ouvido uns não na infância!

É preciso sim e ajuda-os a crescer sem dúvida.

Um beijinho,

Sandra

Tânia by Cyprus said...

"Coitadinho" diz o coração desta mãe e "tem que ser" diz a cabeça desta mãe. Provavelmente um dia tb vou fazer a mesma coisa... vida de mãe,vida cruel lolol. Bjs

Penélope said...

Às vezes é necessário...ajuda-os a crescer.
Bjs

Anna72 said...

:) Um primito meu também teve uma fase assim (por volta dos 4 anos)...depois passou, sem mais nem menos.

Beijocas

Anonymous said...

olá

esses castigos custam-nos mais a nós do que a eles!

vais ver que vão mudar e vai começar a ser mais responsável.

jocas
vera

Gabriela said...

Oh, coitadinho do pequenote! Não sejas assim... digo eu que ainda não passei por issso! :)
Amiga, analisa bem o caso. Vê se o boneco não está com algum problema no infantário. Pode estar a reagir a algo que não te queira contar espontaneamente.
Não sou contra os castigos e acho mesmo que os pais devem optar pelo que acham mais eficaz com os seus filhos, pois cada um sabe de si e Deus de todos. Às vezes, até uma palmadinha na fralda só para assustar, não faz mal nenhum!
Espero que os descuidos acabem.
Beijocas a voar.
Gabriela

Páginas escondidas said...

Pois.. infelizmente as vezes temos que ser duras...
e normalmente isso custa-nos mais a nós!!!
:(

Carla Iglesias said...

Olá Sandra,
Acho que fizeste muito bem!
Por mais que nos custe, é para o bem deles e ele já tem 4 aninhos e já não devia acontecer situações desta, só casualmente. Se estão a ser sistemáticas tens que intervir e por um travão nisso!
Vais ver que com 'um bocadinho de castigo' serve-lhe de emenda..

Bjos
Carla

Co(S)mic Gal said...

Deve ser mais doloroso pa ti que pa ele!
Mas teem de aprender e se tiver de ser assim...lá terá de ser!
Muitas Bjokax :)))

Zuza said...

:)
grounded é tão giro!

faz parte da vida sermos "duras". e tu q o conheces melhor q ninguém de certeza q fazes o melhor por ele ;))

Loira said...

:) Lembro-me q uma vez o meu sobrinho fez chichi em cima de mim, pq estava a brincar e não queria parar p/ ir à casa de banho!!
Ficou tão aflito, q nem lhe csg ralhar ;)!
bj*

Anonymous said...

Tadinho...achas que ele pode estar com algum problema de nervos,ou isso?
Espero que seja só uma fase...acredito que todos os dias comece a ser um pouco demais...

Jokinhas

Anonymous said...

Espero que resulte,mesmo.
Sabe tão bem estar a brincar que depois...ja não vai a tempo!
Boa sorte e tem calma, pode até ser que passe rapidinho (tou a fazer figas pra q sim).
Bjokas

Anonymous said...

Olá Sandra.
Que fase! Bem, se ele brinca até ao fim, o melhor é tirar-lhe isso temporariamente de facto...
Não sei o que faria na tua situação, mas não deve ser leve...
Um beijinho

Gonio said...

Ás vezes tem mesmo que ser....

Nina said...

Lol!
Tadinho do menino!
Brincar deve ser bem melhor do que ir à casa de banho!lol
O que uma mãe sofre! Imagino que os castigos sejam bem amis duros para ti do que para ele:)